O que é o Transporte a Pedido?

O Transporte a Pedido é um serviço de transporte público em que o passageiro tem que efetuar previamente a reserva da sua viagem. É um serviço disponibilizado pelo seu município que pretende fazer chegar o transporte aos locais onde ele não existe ou é deficitário. O transporte a pedido não se sobrepõe à oferta existente, apenas a complementa.

Como posso reservar?

As reservas poderão ser efetuadas até às 12:30h do dia útil anterior ao dia da viagem, através da chamada telefónica para o número 300 079 000.

A chamada para reservar tem custos?

Os números começados por 300 são chamados números nómadas, sendo cobrado como uma chamada para um serviço fixo conforme o seu tarifário.

Que informação devo dar aquando da minha reserva?
Nome / NIF
Contacto
Paragem de origem e horário
Paragem de destino

A primeira reserva requer autorização para a recolha, utilização, registo e tratamento de dados pessoais assinada pelo utilizador, conforme o Regulamento Geral de Proteção de Dados.

O que acontece se não fizer reserva?

Se não for feita reserva até às 12:30h do dia útil anterior, não é garantida a realização do serviço de transporte.

Depois de efetuar a reserva a viagem já está garantida?

Não, deve aguardar a confirmação da sua viagem, pelo que será contactado por um operador que lhe dará a confirmação da viagem, bem como a informação acerca da hora.

Até onde posso ir com o Transporte a Pedido?

Existem 27 circuitos do serviço de Transporte a Pedido a funcionar nos concelhos de Beja, Mértola, Moura, Odemira, Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas. Existem paragens, rotas e horários pré-definidos em cada concelho. Deve consultar essa informação nos folhetos disponíveis na sua autarquia ou freguesia. Poderá consultar em Percursos e Horários.

Que tipo de viatura realiza o serviço?

Os serviços são realizados por táxis (de 8 ou de 4 lugares) ou por viaturas da respetiva autarquia.

As viaturas vão recolher os passageiros em casa?

Não. Embora o serviço de transporte seja efetuado também por táxis, não se trata de um serviço de táxi. Existem paragens (devidamente identificadas com o símbolo do Transporte a Pedido), horários e circuitos definidos.

Onde posso comprar o bilhete e quanto custa?

O bilhete pode ser comprado nas instalações da câmara municipal, da sua sede de freguesia ou ao motorista, sendo que a cada viagem corresponde um bilhete. As tarifas variam de acordo com a distância origem/destino. Pode consultar os custos estimados em Percursos e Horários.

Como posso obter mais informações?

Para mais informações poderá ligar para o número de telefone 300 079 000, a funcionar todos os dias úteis, das 09:00h às 12:30h.

Como posso aderir ao Serviço Transportes a Pedido?

A adesão ao serviço, tem que ser realizada presencialmente nos municipios ou locais indicados, de forma a se fazer a ficha de inscrição e recolher o documento com o consentimento de autorização dos dados pessoais, 

Após isso, fica apto a poder efetuar reservas.

Operadores de Transporte
Os serviços de Transporte a Pedido são realizados pelos seguintes operadores de transporte:
Táxis - M. Rodrigues, LDA
Declaração de Serviço
Município Beja desde 2020-11-05
Antónia Carocinho
Declaração de Serviço
Município Beja desde 2020-02-10
Jacinta Caeiro
Declaração de Serviço
Município Beja desde 2020-01-24
Tomás Rodrigues & Filha, LDA
Declaração de Serviço
Município Alandroal desde 2023-07-11
Deolinda Maria Bravo Rebocho
Declaração de Serviço
Município Alandroal desde 2023-07-10
Táxis M. J. Rosa Unipessoal, LDA
Declaração de Serviço
Município Alandroal desde 2023-07-10
Táxis Tátá Gonçalves, LDA
Declaração de Serviço
Município Alandroal desde 2023-07-10
Táxis Jorge Fadista Unipessoal, Lda.
Declaração de Serviço
Município Évora desde 2024-01-01
Isidro José de Oliveira Lobo
Declaração de Serviço
Município Évora desde 2024-01-01
António Piteira Transportes Unipessoal, Lda.
Declaração de Serviço
Município Évora desde 2024-01-01